Moçambique ganha laboratório de ponta para diagnóstico de doenças perigosas.

Saúde
Nyusi inaugura edifício-sede do Instituto Nacional(INS) de saúde em Marracuene com vista a buscar soluções para os problemas de saúde no país.

Presidente da Republica, Filipe Nyusi, no laboratorio de Marracuene (Foto: Divulgacao)

Moçambique entra no lote dos países com uma instituição de saúde consolidada e abrangente em África, equipado com uma tecnologia moderna e laboratório de alta contenção para diagnóstico de várias infecções.

O país ganhou um edifício que constitui um passo significativo na busca de soluções de problemas de saúde com base em evidências cientificas, inaugurado hoje, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, localizado no distrito de Marracuene, província de Maputo.

O INS dispoe de áreas de actuação de investigação cientifica , referência laboratorial, formação, realização de inquéritos e vigilância em saúde, tornando-se numa das mais consolidadas e abrangentes instituições respondendo a demanda de evidencias científicas para o controlo e assistência de epidemias  continente africano.

Nyusi, ao longo da visita ao edifício, destacou que a capacidade da infraestrutura renova a esperança de resolução de problemas de saúde, de uma estrutura equipada com tecnologia moderna para o diagnóstico de doenças, onde podem ser testados com segurança pacientes com suspeita de doenças altamente perigosas, como a ébola.

Por: Henrique Feliciano Mbenhane, Edmilson  Massango e Diter Guiamba

Comentários