Maputo desconhece números reais do surto de gripe


Surto             
Moçambique está em abraços com um surto de gripe. A situação considera-se "grave", mas as autoridades avançam que o número de casos ainda e desconhecido.

Autoridades da área de saúde de Maputo revelam que se trata de uma estripe (origem de uma doença hereditária) considerada violenta do vírus H1N, mas não tem ainda o numero contabilizado de casos, como explicou Sheila Lobo de Castro, directora da saúde de Maputo,

Apesar desta informações as autoridades de saúde ainda não recomendam a vacinação.

Em escala mundial a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou em março de 2019 um plano global para o período entre 2019 e 2030, com o objectivo de proteger a população de uma nova gripe. 

Segundo a organização e preciso estar preparado e vigilante”afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da OMS.

As gripes causadas por vírus infectam milhares de milhões de pessoas todos só anos, deste numero, cerca de 3 a 5 milhões são casos graves.

Face a esta ameaça, a OMS elaborou um plano global com três principais objectivos: a protecção da população mundial, a implementação de bons serviços nacionais de saúde e vigilância da população.

Para conter o alastramento do vírus o cidadão e aconselhado a evitar locais públicos sem ventilação, o contacto intimo com pessoas que tenham febres ou tosse, e lavar as mãos com água e sabão frequentemente e quando necessário.

Por Rostalina Balate, Mauro Zibia

Comentários