Pesquisadores desenvolvem próteses robóticas para pacientes com membros amputados

Na Toscânia
Próteses inteligentes já em fase de testes na Itália pretendem  mudar  a vida de pessoas com amputação de pernas.


Segundo o Coordenador Clínico do Laboratório Marelab, Raffaele Molino, a  prótese inteligente tem por objectivo activar a pélvis (cavidade óssea da bacia) de modo a dar aos pacientes que sofrem desta anomalia, energia suficiente para não se cansarem quando estivem andar.

Ensaios feitos no Instituto Biorobotica (IB), em Pontendera, na Toscânia, analisam parâmetros do andar dos pacientes, usando o mecanismo de arnês (espécie de cinto de segurança) para um exosqueleto, que permite identificar e corrigir em apenas 0,3 segundos a perda de equilíbrio.

Professor e coordenador do projecto Cyberlegs (Pernas Robóticas), Nicola Vitiello disse que a ideia é que o sistema saiba automaticamente o que o usuário pretende fazer, por isso precisam desenvolver a parte cognitiva destes robôs, ou seja, ensinar eles a pensar e agir

Por sua vez o investigador e engenheiro mecânico do IB, local onde parte da perna biónica foi desenhada, Joost Geeroms explica que os dois motores, no tornozelo e no joelho da prótese, antecipam os movimentos do amputado, graças a sensores estrategicamente colocados, um na prótese e outro na perna saudável da perna para monitorar todos os passos.

O engenheiro informou ainda que existem sete unidades de medidas de inercia, em que toda a informação é recolhida, armazenada e processada dentro da prótese. “Estamos sempre a medir o que as pernas estão a fazer, por onde andam, como se movem e com base nesta informação, comparamos ao modelo e sabemos se o utilizador esta a andar, se vai pelas escadas, ou quando pretende levantar" explicou Joost Geeroms.

A previsão é que a perna biónica esta disponivel para comercialização nos próximos anos. Assim que terminarem os testes. 

Por: Dublina Chilengue , Edmilson Massango e Paulo Cossa.


Para mais informações aprofundadas visite site da euronews                           


Comentários