Pesquisadores estimulam o cérebro para recobrar a consciência



Saúde 
Projecto Luminus da União Européia tenta encontrar maneiras  para que os pacientes inconscientes voltem a se comunicar. 

Um grupo de cientistas europeus, da Bélgica e da Espanha, está realizando um estudo para compreender o funcionamento do cérebro em pacientes com quadro inconsciência, no qual o cérebro não permite a comunicação com o mundo exterior.

Testes e simulações não invasivos, ou seja, que não machucam as pessoas, estão sendo realizados em voluntários internados em um hospital de Liege, na Bélgica, para descobrir se pode ser alterado o grau de incerteza sobre a consciência destes pacientes.

O projecto Luminous, como é conhecido, está sendo coordenado em Barcelona e reúne cientistas que desenvolvem ferramentas tecnológicas únicas, como capacetes de eletrodos e softwares de monitoramento cerebral para o desenvolvimento das ciências cognitivas.

Os cientista estão a desenvolver testes e experimentos tão eficientes quanto possível, de modo a atingir as várias regiões do cérebro. "A ideia é acessar algumas regiões cerebrais de forma certeira e eficaz para estimular e retorno da consciência, ou parte dela", explica o coordenador do projeto Luminous, Aureli Soria.

Futuro promissor

Uma boa noticia é que, os pesquisadores afirmam que a metade dos participantes do estudo tem mostrando alguns sinais de melhoria, por isso a investigação vai continuar.

"Ouço muitas vezes as pessoas dizerem para não dar falsas esperanças aos pacientes, ou familiares, mas penso que devíamos levar em conta o falso desespero, no qual achávamos que não podíamos fazer nada por estes pacientes, mas estávamos enganados", afirmou o neurologista Steven Laureys.

A pesquisa ainda esta em andamento, mas os pesquisadores esperam que ao final seja possível ajudar, pelo menos, os pacientes em estado de consciência minima a se comunicar. Para isso os cientistas estão  aumentando os electrodos usados na estimulação eléctrica do cérebro.


Por Paula Samuel


Assista a Matéria em Vídeo

Comentários