Surto de gripe H1N1 previsto para 2019 atinge Maputo


Gripe
Organização Mundial da Saúde planifica estratégias de proteção a população contra a gripe suína (H1N1)

Maputo, capital de Moçambique está a enfrentar um surto de gripe eas autoridades revelam que se trata de uma espécie violenta de vírus H1N1, também conhecido como vírus da gripe suína, ou Influenza que surgiu do rearranjo de três vírus de origem suína. 

Segundo a Directora da Saúde da cidade de Maputo, Sheila Lobo de Castro, apesar de saber que o novo virus já está circulando na cidade ainda  não foram contabilizados os número de casos ja registrados.

"Não existem dados reais sobre a dimensão do surto, e por isso ainda não existe uma recomendação formal de uma campanha de vacinação", enfatizou Sheila Lobo de Castro

Preocupada com esta situação em escala mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou e divulgou em março de 2019 um plano que sublinha três objectivos principais para actuação: a proteção da população mundial, a implementação de bons serviços nacionais de saúde e a vigilância da população.

O plano global da OMS para o período entre 2019 e 2030 tem o objectivo de proteger a população de uma nova ameaça de gripe por meio de um surto mundial.

Para reduzir o surto mundial a OMS recomenda a vacinação anual como forma de vigilância e prevenção, especialmente a pessoas que trabalham na área da saúde e as pessoas mais vulneráveis (idosos, crianças e doentes crónicos).

“Estas ações são uma forma a reduzir a transmissão, a morbilidade e a mortabilidade causada pelo H1N1, pois a ameaça de gripe esta sempre presente” afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.


Por: Helena Santaca e Nomélia Inguane

Comentários