Pesquisadores trabalham para promover mudanças no estado de consciência de pacientes


Novo Método
Milhares de pacientes espalhados pelo mundo poderão ser beneficiados pela pesquisa européia que monitora o estado de consciência.

Os cientistas estão utilizando ferramentas tecnológicas únicas como um capacete equipado com eletrodos para o desenvolvimento das ciências cognitivas (que são o estudo científico da mente ou da inteligencia) em paciente com problemas cerebrais.

O objectivo deles é intensificar o grau de reatividade e fazer com que seja mais fácil para o paciente melhorar a memória e a atenção. No caso dos pacientes em estado de consciência mínimo, será possível que mostrem alguns sinais de consciência.

"Estes pacientes passam por intensos períodos de observação e dependendo de como é aplicada a estimulação, o grau de consciência que recuperam pode variar. Por isso testamos vários métodos de estimulação diferentes", explica à Euronews David Soria, Engenheiro Biomédico.

Segundo Steven Laureys, Neurologista da University of Liege os etudos poderão confirmar se re realmente existem os estados de consciência, alem de poderem determinar qual o prognostico de um paciente e saber o que poderá ser feito para melhora a vida destas pessoas.

Na prática, sinais eletromagnéticos são enviados a cada 20 minutos diretamente para regiões específicas do cérebro já mapeadas para simular a plasticidade do cérebro durante a recuperação e assim ajudar os neurônios a funcionar corretamente.

"Queremos ajudar os neuronismo a fazer com que seja mais fácil para os pacientes  melhorar a memória e atenção por meio da estimulação de e para que seja mais fácil alguns detectar sinais de consciência", explica o Neurocientista, Aurore Thibaut.

David Ibanez Soria, Engenheiro do Starlab  garante que durante a recuperação os pacientes passam por vários períodos em observação, por isso o grau de consciência recuperada pode variar necessitando de métodos de estimulação diferentes pacientes. "O fato é que metade dos pacientes analisados já demonstra algum tipo de melhora. Isso é motivador", comemora.

Por Clara Paulo e Rosa Gandizene
Conheça o caso de Michael Schumacher que ficou em estado vegetativo após um acidente

Comentários